Bolinho de soja assado

Às vezes escolho a soja como fonte de proteína. Uma nutricionista com quem me consultei recomendou há alguns anos e desde então vez ou outra tento colocá-la no cardápio. Não faço sempre porque meu marido realmente não é muito fã e eu gosto, mas não comeria mais que uma vez por semana. Os benefícios da soja são inúmeros, mas vale a pena repetir:  contém 9 aminoácidos essenciais na proporção correta para a saúde humana; é boa fonte de fósforo, potássio, vitaminas B, zinco, ferro e a vitamina antioxidante E. Belo currículo, eu diria!

O segredo para fazer a soja é sempre investir no tempero! Aí, acho que ela é bem versátil, cabe em escondidinhos, recheios de batata, pimentão, berinjela e até substituindo a carne em um kibe (me perdoem os patrícios).

Para esta receita utilizei 1 xícara de proteína de soja granulada hidratada em 2 xícaras de água fervente por 30 minutos, super escorrida (é preciso tentar tirar toda água), pra ficar bem sequinha mesmo. Refogue em 1 colher de óleo de gergelim ou azeite 1 cebola picada em pedacinhos bem pequenos e 1 dente de alho amassado. Quando estiverem quase dourados, coloque um tablete de caldo de carne de sua preferência (costumo usar o que tem menos sal) e acrescente a proteína. Refogue, junte cenoura raladinha (+ou- 4 colheres de sopa), azeitona e pimentão à gosto. Misture bem e refogue mais um pouco. Acrescente 3 colheres de sopa de shoyu. Vá a sua dispensa e veja quais são os temperinhos marcantes disponíveis. Desta vez usei páprica, mas pode ser curry também, ervas finas. Ajuste o sal e coloque pimenta do reino à gosto. Desligue o fogo, acrescente salsinha picada. Deixe esfriar. Quando tiver na temperatura ambiente, junte 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 ovo e 1 colher de aveia em flocos (se vc tiver).  Misture tudo muito bem. Unte uma forma com azeite ou óleo, faça bolinhos do tamanho que desejar e leve à geladeira para ganhar alguma consistência. Depois de um tempinho, coloque para assar até ficarem douradinhos (coisa de 20 minutos). Sirva com um molho de sua escolha. Sirva em uma refeição ou como aperitivo. Eu servi com um molhinho de creme de ricota com mostarda e azeite. Ficou super gostoso!

*peço desculpa pela qualidade da foto, mas minha câmera andava descarregada e é o que tem pra hoje!

About these ads
Esse post foi publicado em receita, receita caseira e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Bolinho de soja assado

  1. Oi Patrícia,
    Tempo utilizo mais ou menos 1 vez por semana soja, diariamente outros derivados, gostei muito da receita, muito prática e benéfica para a saúde.
    Feliz dia da Mulher.
    Beijo,
    Vânia

    • Patricia disse:

      Vânia, precisamos trocar receitas, então… às vezes fico perdida com a proteína de soja!
      Feliz dia da mulher pra você também! Um beijo

  2. disse:

    Oi Patrícia, uma boa dica para secar bem a soja é espreme-la aos poucos em um pano(pode ser o de prato)….a soja fica sequinha e absorve mais os temperos que vc colocar.

    Abç.

  3. heynne lima disse:

    Acabei de fazer esta receita, e ficou uma delicia e não mudei nada dos ingredientes!!!!!!

  4. Natalia Guimarães disse:

    Obrigada pela dica! Vou tentar HOJE, mas estou pensando em colocar um pouco de batata ou macaxeira na massa, será que fica bom? Beijos potiguares!

    • Patricia disse:

      Oi Natalia, acho que deve ficar ótimo! Depois me conte se deu certo. ;) beijo e obrigada pela visita!

  5. July disse:

    Super curti essa receita, tava procurando algo para fazer c a soja, to super afim de experimentar, vou tentar fazer hoje de noite para jantar
    Bjos

    http://www.egomoderno.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s