PRIMUS 2006

Fizeram um post exatamente sobre este vinho, mesma safra, no Le Vin Au Blog; Vocês podem conferir lá também. Em princípio não iria falar sobre o Primus, mas o post de lá me instigou a me questionar mais sobre a primeira impressão que tive com o Primus.


Vamos aos fatos. O Primus é um vinho de corte, blend com mais de uma casta e que nesse caso apresenta 4 castas diferentes: Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Carmenére. Produzido pela Viña Veramonte chilena, o Primus é a bandeira do produtor, digamos assim. O mais curioso é que na safra de 2006, os produtores resolveram incorporar a Syrah, em concentração significativa de um terço do total, no blend final, coisa que não havia nos anteriores. Também tem estágio de envelhecimento em barris de carvalho americano (15%) e francês (85%), 25% novos, por longos 14 meses, o que qualifica o Primus como um vinho reserva acima do padrão. Fermentação malolática foi bem puxada, dando 14,5 de grad. alcoólica, muito forte.

Como raramente faço, por preguiça mesmo, no Primus eu tomei alguns cuidados. Geralmente não tenho paciência pra essas coisas, mas nesse caso, deixei ele na temperatura recomendada e abri ele uma hora antes de beber.


Vinho na taça, visual bacana, profundo, violáceo, gotas na borda caiam devagar. Aroma se comportou muitíssimo bem. Primeiro que para um vinho com 14,5 de álcool (uhuu!), tava comportadíssimo, sem exalar muito álcool, discreto, mas vamos dar um desconto pro fato que tava na temperatura mais baixa, uns 16 graus. Mas quando fiz a degustação propriamente as coisas desandaram um pouco. Achei o vinho extremamente ácido, não sei se era pelas castas, mas estava desequilibrado, não ia com a discrição dos aromas. Por exemplo, apesar do envelhecimento de 14 meses, a madeira era muito tímida, ainda mais a contar com o tempo em barris de primeiro uso. Tá, eu sei que valorização da madeira é algo muito pessoal, eu por exemplo dou muito valor, outras pessoas acham o contrário, que muita madeira é malandragem do produtor pra encobertar outros defeitos. Mas pra 14 meses, muito pouco. Mas fazendo alguma justiça, o paladar era legal sim, dava pra notar que tiveram um extremo cuidado em todas as fases da produção, oposto daquela coisa embrutecida que alguns produtores chilenos malandros (leia-se Viña Tarapacá) chamam de vinho e cobram uma fortuna por nenhum cuidado. Continuando, frutas vermelhas, sim, bem intenso, ponto positivo; nas últimas taças foi ficando mais redondo, macio, os taninos foram se comportando e tiraram um pouco aquela impressão de acidez.



É um vinho muito bom, se estiver na promoção que peguei (20% de desconto) vale; se estiver no preço normal… hummm, acho que não.


Anúncios
Esse post foi publicado em Chile, primus, veramonte, vinhos chilenos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para PRIMUS 2006

  1. Le Vin au Blog disse:

    Olá Bons de Garfo, tudo bem?

    Acho que vale uma nova prova para tirar a limpo o Primus. Neste final de semana degustamos um da safra 2005: não estava tão redondo quanto o 2006 que degustamos. Compramos uma outra garrafa do 2006 e pretendemos esperar um pouco mais para provar. Estou desconfiado que estes vinhos não estavam bem armazenados (o Zona Sul até procura cuidar bem dos vinhos!). Acredito tb. que este vinho irá crescer muito com comida. Acrdito que pode estar variando entre as garrafas…. Como o valor é um pouco alto fora da promoção, ele normalmente fica muito tempo “parad” nas prateleiras…o que pode provocar alguma alteração. Acho que se entrar novamente em promoção, vale tirar a prova.

    Abs.,

  2. Bonsdegarfo disse:

    Sabe de uma coisa? Pensando bem, você tem razão, o Primus tem pouca saída e com a última bolha econômica dos vinhos no Brasil com dolar baixíssimo, tanto zona sul quanto lojas especializadas estocaram bastante vinho, mesmo aqueles mais caros. Com muito estoque e pouco espaço, já viu né. Vale uma segunda prova.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s