A Itália é logo ali!

Desde os primeiros dias em Campinas, o que me parece óbvio é que a cidade possui grande influência italiana. É possível perceber isto na fisionomia das pessoas que aqui habitam, no sotaque carregado (à la Vera Holtz e uma tia minha de Limeira) e especialmente na culinária do lugar. Além de dezenas de pizzarias, há também dezenas de casas de massa. Em quase toda esquina tem uma. Confesso que me agrada saber que aqui coabitam também algumas churrascarias, algo da  culinária japonesa, mexicana, sanduíche de rua ‘comível’ (eu realmente adoro isso!) e bons açougues.

Digamos que comida italiana não é a minha predileta. Gosto de pizza, macarrão e nhoque, mas isso não é gostar de culinária italiana. Na verdade, talvez nunca tenha ido a um bom restaurante italiano, daqueles que a massa vem cozida em ponto certo.  Sempre tenho a sensação de que ficou mais do que deveria no fogo. Quando compro/como cappellettis não consigo entender como ele pode ser bom. A massa tem sempre gosto de massa e só muda o formato e o recheio.

Em meu primeiro almoço entre amigas em Campinas, fui com D., por sugestão dela, ao Corina (R. Guilherme da Silva, 431, no Cambuí). Como de costume, sigo à risca a dica de quem já conhece o lugar. Ela foi de nhoque recheado ao molho sugo e eu troquei o molho pelo funghi. Estava gostoso, mas a meia porção (foto) é muito para uma pessoa. O ponto alto não foi o prato, tampouco o atendimento: de 2 em 2 min. as garçonetes vinham perguntar se podiam tirar os pratos, os copos. A ‘pausa para conversa’ era um risco. D. não se aguentou e  foi questionar esta conduta. Elas disseram que seguiam as ordens do ‘chefe’.

Acho que terei muitas outras oportunidades de provar uma boa comida italiana.  Quem sabe em uma cantina em lugar afastado, que já sei que existem aos montes por aqui? Aguardo ansiosamente por isto.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Itália é logo ali!

  1. Gabriela disse:

    Ola, encontrei seu site enquanto procurava uma receita de arroz com lentilhas do Almanara. Bem, como vc deve concluir, nao achei oq procurava aqui, mas foi uma boa surpresa saber que quem escreve nesse blog esta agora em Campinas. No momento estou morando nos EUA, mas minha familia eh de Campinas.

    Vi que voce esta com dificuldades pra arranjar um bom lugar de massas, e acho q tenho a solucao para voce.

    Na Av. Albino José Barbosa Oliveira, na altura dos numeros 1753-1953 em Barão Geraldo tem uma casa de comercio de massas congeladas semi prontas que nuuunca comi melhor.

    Desculpa nao me lembrar agora o nome do lugar, mas pelas informacoes que peguei no google maps dah pra chegar lah, sem grandes problemas.

    Eu sugiro os canelones de presunto e queijo e as massas com recheio de funghi, semente de papoula, e etc!!! Tenho certeza de que voce nao se arrependera! So colocar um bom molho por cima das massas, numa assadeira, com queijo ralado a mao (tipo aquele usado em pizza) e assar!

    Gabriela

  2. Paty disse:

    Oi Gabriela, obrigada pela dica! =) Assim que der vou passar por lá e experimentar alguma coisa. Assim, descubro o nome e coloco por aqui.
    Sei que ainda tenho muitos lugares especiais em Campinas para conhecer!

    Patrícia

Deixe um comentário

