Doces Zebu – Uberaba (MG)

There are places I remember all my life,
Though some have changed,
Some forever, not for better,
Some have gone and some remain.

 

O Doces Zebu fica na BR-050, ali pertinho de Uberaba (MG). É um lugar que faz parte da minha memória afetiva. Todas as vezes que eu e minha família partíamos rumo ao estado de São Paulo, o Zebu, ainda naquele espaço  minúsculo  (muito diferente de hoje em dia) era parada obrigatória.  Meus pais tomavam um cafezinho e comiam um pastel, enquanto eu e meus irmãos íamos de pastel e coca-cola ou fanta uva. Mamãe comprava queijos e doces para a minha bisavó Lúcia e, felizes, lá íamos nós para casa dos avós, para o tio em Ribeirão Preto (SP) ou para a praia.

Ontem, saindo de Minas rumo à Campinas (mal sabia eu que tantas vezes faria este caminho na minha vida) , pedi ao meu marido para paramos lá, mesmo sendo tarde e ainda termos muito chão pela frente. Estava lotado, e apesar de ainda ter muitos doces, queijos e farofas na prateleira não eram todos os sabores que estavam disponíveis. Pastel só tinha de queijo e de carne com queijo. Pedimos um pra cada. E nada de fotos, pois neste momento nem me lembrei que estava com a máquina no carro.

Comprei doce de leite (da marca Zebu) e canudinho (que estão super frescos e crocantes!) para alegria do P. (que adora) e uma farofa de pequi (que não tem gosto de pequi… vai entender!).   Enquanto comíamos o pastel apoiados no carro eu, repleta de saudosas memórias, vejo o carro do meu irmão chegar: ele, minha cunhada e a cachorrinha dos dois. Disseram ter parado para comprar alguns doces. Meu irmão saiu com uma sacola contando sobre as iguarias adquiridas, com um sorriso no rosto. O tempo não volta, mas algumas coisas se reinscrevem.

 

 

Esse post foi publicado em memória afetiva, Minas Gerais e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Doces Zebu – Uberaba (MG)

  1. sra K disse:

    Super compartilho dessa memória afetiva, saíamos de minha cidade as vezes só pra ir lá, mas acredita que nunc acomi o pastel?? Pelo visto é bão né?

  2. Patricia disse:

    Sério que vc ia até lá? Que delícia! Adoro saber que temos ainda mais esta memória afetiva compartilhada! =) E o pastel é ótimo! Quer dizer, é sabor infância! beijo

  3. 🙂 Adorei o Post, lembrei de tudo, do Zebu antigo com o chão de cimento que dava café de graça né? Nesse dia não comi o pastel, mas comprei muito doce de leite, esse canudinho, queijo de trancinha, “ameixa”(doce de queijo), paçoca, saí de lá felizão. A Bia também matou a vontade de comprar um monte de coisas. Fiquei feliz com o post, me fez lembrar coisa boa! Minha mãe falava “tem que parar pra comprar o doce de leite da vó lúcia”lembra? haha Bjosss!

  4. Patricia disse:

    O café era de graça mesmo! rs
    E a vó Lúcia sempre foi a desculpa perfeita para queijos, doces e coca-cola!
    beijos.

  5. Antenor Helton de Andrade Lopes disse:

    É verdade que a industria de doces zebu e patrimonio da cidade de Uberaba, mas convenhamos, quanta poluição… sua caldeira é movida à lenha. Em pleno 2011. Isto causa para a vizinhança uma poluição incrível, fumaça, mau cheiro de madeira queimada e fuligem. Vamos nos concientisar que é preciso mudar. A madeira, isto é a lenha é conduzida de seu depósito no mesmo quarteirão por um jeep com carreta que nem emplacado é. Convenhamos … Vamos denunciar…

    • Patricia disse:

      Oi Antenor, eu não sei destes detalhes da produção dos Doces Zebu, pois só passo na estrada, entro e compro.
      Não sei se a alternativa é excluir o processo de ser feito à lenha, que é tradicional e que certamente influencia no gosto das coisas… mas, quem sabe tudo isto pode ser resolvido de alguma forma? Você mora perto da fábrica? Obrigada por passar pelo blog. Um abraço, Patrícia.

  6. marilene aparecida borges disse:

    Queridos, quanta saudade, viajei sem sair do lugar, na nossa terra tem tudo de muiiiiito bom,
    mas tenho uma novidade, sou representante da Zebu em São Paulo, estou a disposição se
    quizerem produtos me ligue 11-7824-6944 – Marilene

  7. Dete disse:

    Sempre q passo na BR “050 Posto Zebu” Km 181 sempre paro e compro doces de leite c/ nozes, c/ ameixa/ e outras variedades de doces. São deliciosos! Só d escrever fico c/ água na boca kkkk

Deixe um comentário

