Quibe de abóbora, jerimum, moranga ou cabotiá

Esta receita é uma delícia e bem fácil de fazer. Já experimentei em duas diferentes versões e ambas eram bem saborosas e leves. A primeira comi na casa da minha mãe. Ela usou cabotiá (na região de Minas Gerias que ela mora é a mais fácil de encontrar), que pesquisando na internet descobri ser uma espécie de híbrida de abóbora, resultado do cruzamento entre abóbora (fêmea) e moranga (macho). A receita dela tinha menos tempero e ela preparou em uma travessa, como um quibe de bandeja. Nesta versão, primeiro você tem que deixar o quibe na água para ele hidratar (por mais ou menos 1 hora), depois espreme bem para sair a água e mistura com o purê de cabotiá, que não mais é que  a cabotiá cozida e depois amassada. Tempere à gosto. Forre uma travessa com metade desta massa, recheie com queijo minas ou mussarela e tomate e coloque o restante da massa por cima. Leve ao forno por unas 15 minutinhos para o queijo derreter.

A versão que fiz em casa foi diferente, pois queria fazer em porções individuais e acabei encontrando na internet uma receita com mais especiarias, coisa que adoro! Fiz algumas adaptações e saiu este bolinho delicioso – apesar da foto muito escura.

Ingredientes:

  • 1 abóbora média ou em cubos (prefiro comprar em cubos já cortados por ser bem mais prático)
  • 1 cebola média picada em cubinhos
  • 2 colheres de chá de páprica;
  • 1 colher de chá de tempero sírio ou de pimenta do reino mesmo com um pouco de canela (uma colher de café);
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • Sal a gosto
  • 1 xícara de trigo para quibe
  • 1/2 xícara de azeite
  • 200 g de recheio a gosto – queijo mussarela, coalhada seca, queijo minas (utilizei mussarela de bufála)

Para preparar:  Se tiver comprado a abóbora inteira, retire as sementes e corte pedaços, coloque em uma assadeira e asse em forno médio até que fique macia. Depois amasse a abóbora com um garfo ou utilize um processador.Deve ficar um purê.  Então, refogue a cebola em 2 colheres de sopa de azeite até ficar dourada, acrescente o gengibre e refogue por mais 1 minuto. Acrescente as especiarias, um pouco mais de azeite e o purê. Deixe ferver, desligue o fogo e acrescente o trigo para quibe cru (não deve ser deixado de molho), misture bem e tampe a panela. Deixe descansar por 30 minutos.

Depois disso, faça os bolinhos no formato que quiser e recheie com o que escolher. Unte uma assadeira e leve ao forno médio para derreter o queijo – 15 minutos serão suficientes. Se você fizer bem pequeno dá para servir de petisco, se for maior – como foram os meus – sirva com uma salada.

Anúncios
Esse post foi publicado em receita, receita caseira e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s