Tiramisú de figo ao vinho do Porto – Chef Bianca Porteiro

Hoje ainda trago esta receita que a chef Bianca Porteiro fez naquela tarde boa que relatei aqui no blog. Eu adoro figo e achei que ficou bem leve e fina esta sobremesa. Além disso, apesar de parecer, não dá muito trabalho para fazer.

Ingredientes: 300g de chocolate branco; 450ml de creme de leite; 500g de mascarpone (ou você pode dar o truque e substituir por cream chesse light – não vai ficar igual, claro, mas vai quebrar seu galho!); 6 colheres de vinho do porto; 1 pacote de bolacha de maisena triturada.

Para os figos: 16 figos maduros cortados em quatro partes; 150g de açúcar; 100ml de vinho do porto; 50ml de água; 1 colher (café) de cardamomo em pó.

Para preparar o creme, derreta o chocolate por 1 minuto no micro-ondas (mas isso pode mudar de forno para forno). Misture o creme de leite e mecha até obter um creme liso. Em seguida, agregue ao mascarpone e vinho do porto. Reserve na geladeira. Para os figos, queime o açúcar em uma frigideira e em seguida coloque os figos e um pouquinho de água. Por último, acrescente o vinho do porto. Monte em tacinhas ou em uma travessa grande, sendo uma camada de creme, a bolacha esfarelada, os figos e termine com o creme. Decore com figo ou chocolate e aproveite!

Anúncios
Esse post foi publicado em receita, sobremesa e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Tiramisú de figo ao vinho do Porto – Chef Bianca Porteiro

  1. Silvinha disse:

    HUmmmmm que delícia!!!

  2. Davi Moura disse:

    Adoro sobremesas. Toda vez que ouço falar sobre Tiramisu lembro daquele filme “Sem Reservas”. Parabéns pelas receitas e pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s