Mafufos – Charutinho árabe de repolho

A receita que estou trazendo hoje pra vocês é da minha família. Meus bisavós eram libaneses e minha bisa foi passando as receitas para minha tia-avó que sempre compartilhou com minha mãe. Comi tantos ‘mafufes’ (engraçado, porque na internet só acho Mafufo e sempre chamei de Mafufe) na infância, mas faz muito tempo que não como na casa de minha mãe. Outro dia estive em um restaurante árabe com meu marido, quis pedir os charutinhos em folhas de uva, mas como sempre peço isso, acabei continuando com vontade. Solução: “mãe, me passe a receita do mafufe da tia Anna?”

E lá fui eu me aventurar em fazer esta receita artesanal. Sinceramente, dá trabalho, mas rende muito e fica uma delícia! Para os meus usei no recheio: 330g de carne de patinho moída, 1 medida de arroz (uma xícara de chá), 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate de boa qualidade, um bocado de salsinha, 2 dentes de alho amassados, sal à gosto, pimenta do reino e um tantinho de canela (isso não tem na receita, mas não resisti e dei um pitaco). Misture tudo cru mesmo e coloque um fio de azeite ou óleo para dar liga. Reserve.

Para o repolho, usei um repolho pequeno e mesmo assim rendeu pra caramba. Coloquei o repolho todo numa panela com água quente para ajudar a soltar as folhas. Isso é fundamental! Tive até que voltar com ele pra panela, quando as folhas teimavam em ficar agarradinhas. Depois das folhas soltas, voltei com elas para a água quente por uns 7 minutinhos (acho que assim fica mais fácil de enrolar e isso também não tem nada a ver coma  receita). Bom, folhas e recheio prontos, agora vem a parte de enrolar. Dependendo do tamanho da folha e do charutinho que quer fazer, cada folha rende dois ou três. Abra a folha, coloque o recheio e enrole. Vá colocando na panela, que deve estar untada. Pode colocar um sobre o outro sem problema e é bom que fiquem apertadinhos para que não se desenrolem. Feito isso, cubra os charutinhos com água, um dedo a cima deles e coloque para cozinhar. Como se faz com arroz. Quando tiver secado a água, regue com um molhinho feito de 4 dentes de alho amassados, azeite e suco de um limão. Fiz um molho a parte com pasta de gergelim, alho, azeite, limão, sal e água que caiu super bem! Vale a trabalheira! =)

 

Esse post foi publicado em árabe, receita, receita caseira e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Mafufos – Charutinho árabe de repolho

  1. Angélica do Prado Antônio Ferreira disse:

    Parabéns! Esta é bisneta da Labibe Bechara mesmo.

  2. Patricia disse:

    rsrsrs, viu só?!
    Ainda tenho que pegar muitas receitas com a tia Anna! beijos

  3. deu saudade das festas na casa da tia Labibe, qdo comida e dança tinha de monte. Carlos Bechara

Deixe um comentário

