Belisquetes de Natal

Estou na casa dos meus pais em Araguari, MG e por aqui passarei as festas de fim de ano, ao lado dos meus irmãos, tios, pais e vó. Tenho descansado bastante e também corrido para comprar os presentes que faltam e por isso não estava com tempo para acessar o blog. Hoje vim compartilhar as delicinhas que escolhemos para abrir a noite de Natal. A ceia eu sei que cada família tem suas preferências e eu não costumo muito cuidar desta parte do Natal, pois minha mãe conta com a ajuda da Teka, uma cozinheira de mão cheia… mas nos petiscos dou meus pitacos e boto a mão na massa!

A ideia é que os antepastos sejam bem simples de serem feitos, leves e que não exagere nas opções, para que não chegue para a noite de Natal com cara de quem se matou na cozinha o dia todo. Por isso, para abrir a noite escolhemos um mix de castanhas variadas (pistache, nozes, amêndoas, macadâmeas, castanha do pará), tábua de frios (com queijos e embutidos – salame, copa, parma); pasta de brie com damasco e brie com figo e mel – torradinhas para acompanhar; tomate confit (receita delícia do Figos e Funghis) e alcachofras com molhinhos. Fora as alcachofras, todos os outros itens escolhidos podem ser preparados com antecedência, o que facilita e muito nossa vida! O mix de castanhas não tem erro! É só misturar e dividir em porçõeszinhas espalhadas pela mesa/casa, o mesmo para a tábua de frios. A pastinha de brie com damasco, você pode fazer um dia antes, os tomatinhos confit também… para o brie com figo  fresco e mel, a apresentação é uma questão de opção… você pode cortar o brie em pequenos pedaços, colocar uma rodelinha de figo e um fio de mel ou ainda colocar o brie todo, com os figos por cima e o mel para que cada um corte a sua maneira. Para as alcachofras, acho que o ideal é que as espalhe sobre a mesa, acompanhadas de pelo menos 2 molhinhos, para que todos tenham acesso (e não esqueça um local para o descarte das ‘folhas’).

Espero ter ajudado um pouco e peço desculpas pelo post corrido. Que todos tenham uma noite de Natal deliciosa, cheia de paz e ao lado de pessoas queridas! Feliz Natal! =)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Belisquetes de Natal

  1. Patrícia,
    Acontece que muitas vezes a dona da casa é quem se diverte menos, a dicas são ótimas, obrigada.
    Desejos de um Natal imensamente feliz.
    Beijo,
    Vânia

  2. Patrícia e família,
    Desejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
    Beijo,
    Vânia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s