E para o frio… Conchiglione!

E aí, como foram de feriado prolongado? Aqui em Campinas fez o maior frio… deu pra notar que este ano o inverno vai vir com tudo! Acho que no frio a alimentação muda, é sempre mais gostosinho uma comida mais calórica e quente. Isso pode ser complicado para quem gosta de comer de forma saudável, ingerir bastante salada, pouco carboidrato, etc.. Como resistir aos fondues, queijos, massas? Acho que não temos que ‘resistir’, mas saber balancear, fazer ficar mais magro, não é? Foi o que tentei com esta massa (prometo que as próximas fotos serão da câmera).

A massa que usei foi o conchiglione, que é aquela que parece um barquinho/concha que que pede um recheio dentro. Uso sempre a da marca De Cecco, pois gosto da qualidade e rende demais! Uma embalagem rende pelo menos três receitas aqui em casa, já que cozinho para dois. Bom, mas vamos lá, o molho que escolhi foi de tomate com manjericão. Fiz com o que tinha em casa, então usei 1 tomate fresco picado em cubinhos, 1/2 embalagem de molho de tomate pronto (daqueles de saquinho – usei o Pomarola Clássico 100% natural), 1/2 cebola picada em cubinhos pequenos, 1 dente de alho, 2 colheres de azeite, umas 5 folhas enormes de manjericão picadas, uma pitada de sal, pimenta do reino e 1 colher de chá de açúcar. Não tem segredo para o molho: coloque o azeite na panela, depois a cebola e deixe refogar um pouquinho, até a cebola ficar branquinha, quase dourada, junte o alho, dê mais uma refogada e acrescente o tomate e o manjericão picado. Junte o molho de tomate, mexa acerte o sal, coloque a pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutinhos, sempre dando uma mexidinha vez ou outra. Se achar necessário, pode colocar 1 xicara de café de água para ficar menos denso. Ao final desses 10 minutinhos, coloque a colher de açúcar , que serve para tirar a acidez do molho. Misture e desligue o fogo.

Para a massa, siga a instrução da embalagem para cozimento. E para o recheio mais magrinho desta vez fiz duas versões, tendo a mesma base: a base pras duas foi de 2 fatias generosas de queijo minas fresco amassados e 1 colher de sopa de creme de ricota (usei da tirolez) para dar liga. Fiz 12 conchigliones, metade com recheio de azeitonas e ervas finas e outra com passas e nozes (que acho o mais gostoso). Sem segredo também: pro de azeitonas usei a base de queijo e creme de ricota, mais 6 azeitonas verdes picadinhas e uma colher de chá rasa de ervas finas secas mesmo (mas claro que com ervas frescas daria outro sabor), acrescentei uma pitadinha de sal, pimenta do reino e um fio de azeite, Misturei bem e estava pronto o primeiro recheio. Pro segundo, usei um punhado de uvas passas pretas picadinhas e umas 3 nozes também picadas, sal, pimenta do reino e um fio de azeite e misturei com a base. Feito isso, foi só rechear os conchigliones já cozidos. Para montar, é só fazer um fundinho com o molho de tomates em uma travessa, acrescentar os conchigliones, regar com o restante do molho por cima, ralar um pouquinho de queijo parmesão por cima, regar com pouco azeite e levar ao forno médio pro queijo derreter (uns 10/15 minutos). Decore com folhas de manjericão e sirva acompanhado com salada ou alguma proteína, se fizer muita questão. É importante que a travessa utilizada não seja muito grande, para que as conchinhas se apoiem umas nas outras e o molho as cubra.

Pode fazer que é bom! Ainda mais se tiver acompanhando com um vinho. =)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para E para o frio… Conchiglione!

  1. Patrícia,
    Aqui está muito quente e abafado, mas não impede de acharmos o conchiglione, lindo e deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    • Patricia disse:

      Vânia, não consegui descobrir de onde vc é… E concordo com vc, conchiglione é bom em qquer tempo! rs beijo
      Patricia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s