Panqueca de abobrinha e cogumelo

Esta receita de hoje é mais cara de segunda-feira do que de feriado (hj é feriado por aqui), já que é bem leve. Fiz outro dia no improviso mesmo e aproveitando os ingredientes que tinha aqui. Fiz a massa de panqueca de sempre (1 copo de leite, 2 ovos, 1 copo de farinha de trigo, uma pitada de sal, 1 colher de óleo e 1 de queijo ralado – tudo batido no mixer ou liquidificador. Rende mais ou menos 8 panquecas). Como toda receita, dá pra fazer umas modificações: usei leite desnatado, um pouco menos de farinha, tirei o queijo ralado e troquei o óleo por azeite. Para o recheio usei uma cebola pequena em cubinhos, 1 abobrinha cortada em cubos e 1/2 bandeja de cogumelo portobelo também em cubos, 1 dente de alho, 1/2 colher de manteiga ou azeite, sal a gosto, 2 colheres de creme de queijo minas (da Tirolez) e cebolinha.

Primeiro faça o refogado para usar no recheio, pois será usado em temperatura ambiente ou frio. É só refogar a cebola e o azeite, depois acrescentar a abobrinha e os cogumelos (usei portobelo, mas pode ser o paris ou shimeji), uma pitada de sal e quando estiver refogado – cerca de 10 minutinhos – apague o fogo e acrescente as duas colheres e creme de queijo minas ou creme de ricota. Reserve. Agora vamos às panquecas.

Depois de bater tudo, escolha uma frigideira anti-aderente. Eu costumo pincelar uma gotinha de óleo, pra não ter chances de grudar. Utilize a medida de uma concha média (e cheia) de massa para cada panqueca, deixe a massa espalhar bem e uniforme. Quando  estiver cozida de um lado você pode virar a panqueca. Melhor utilizar fogo médio ou baixo. Vira de um lado para outro e pronto. Coisa de 1 a 2 minutinhos para cada panqueca. Agora, depois de prontas, é só rechear e enrolar. Dá pra fazer trouxinhas também (se preferir) e amarrar com uma cebolinha. Na travessa onde vão as panquecas, aconselho dar uma untadinha caso não vá usar muito molho, ou forre com um pouco de molho. Disponha as panquecas, um molhinho de tomate ou branco simples por cima à seu gosto, um pouco de queijo ralado (usei da serra da Canastra) e uns 15 minutinhos de forno médio, para esquentar o recheio e derreter o queijo. Sirva com uma salada ou com uma proteína.

Panquecas pré-forno

 Boa semana! =)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Panqueca de abobrinha e cogumelo

  1. Olá Patrícia,
    Ótima sugestão,a panqueca de abobrinha e cogumelo, nunca fiz mas fiquei muito curiosa com a certeza de que são deliciosas.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s