Crumble de maçã e banana com iogurte grego

Aproveitando a baixa nas temperaturas, fiz esta receita e trago para vocês. Ela é uma delícia para comer antes de um treino (eu sei, açúcar não é do bem), numa sobremesa ou em um dia de chuva e frio, como foi o caso. A primeira vez que vi alguém fazendo foi no programa da Nigella. Ela fez com frutas vermelhas e eu fiquei só imaginando que a casquinha que formava por cima era a coisa mais delícia do mundo. Para quem não conhece, assim como eu não conhecia, o crumble é um doce típico inglês. E posso falar? É fácil de fazer, saudável e muito gostoso!

Todas as vezes que fiz utilizei maçã ou banana picadinhas, mas você pode fazer com frutas vermelhas, e qualquer outra fruta que possa ser assada. Imagino que com pera deva ficar bom… Sempre faço uma porção mini, para até 4 pessoas. Então é só adaptar caso precise fazer para mais. Esta receita é ‘inspired’, então a minha é essa. Para uma receita utilizo 3 frutas – seja banana, seja maçã, seja meio a meio – picadinhas em pedaços pequenos; uma ‘mão’ de uva passa escura (opcional); uma ‘mão’ de amêndoas em lascas ou picadas; 1/2 xícara de farinha de trigo; 3 colheres de sopa de açúcar (cristal, demeara  ou mascavo); 1 colher de sopa rasa de manteiga geladinha; 2 colheres de sopa de aveia em flocos (na receita da foto esqueci!); 1 colher de chá de canela (opcional).

Unte uma forma pequena que possa ir ao forno com manteiga e coloque as frutas picadinhas, as amêndoas e a uva passa. Misture. Pode aproveitar e polvilhar um pouco de canela e açúcar, se quiser.  Com os outros ingredientes faça uma farofinha. Misture todos com a ponta dos dedos mesmo, especialmente por causa da manteiga. Coloque  a mistura  por cima das frutas e leve ao forno pré-aquecido à 220 graus para dourar. Uns 15 minutinhos são suficientes. Sirva quente com sorvete de creme, creme azedo (neste caso, misture a uma caixinha de creme de leite, 1/2 limão) ou iogurte grego (uma delícia, já provaram?) – que foi o que usei da última vez. Dá para comer geladinho depois também que continua bom. Aproveitem e bom final de semana!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Crumble de maçã e banana com iogurte grego

  1. Angélica disse:

    delicioso!!!!! Eu já provei 🙂

  2. Patricia disse:

    verdade! e curtiu porque não é doce demais! rs. beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s