Moqueca express

  

Gente, essa receita é super coringa! Vale a pena ter em mente e usar no preparo de peixes, filés e postas. Em 20 minutinhos está pronta e muito saborosa! Você pode usar qualquer peixe (em filé ou posta) na mesma base. Nesta receita utilizei 500g de filé de merluza e aproveitei uns camarões miúdos que tinha no congelador.

Para a base nessa quantidade de peixe: 2 batatas médias cortadas em rodelas finas, 1 cebola média em rodelas, 2 tomates grandes também em rodelas (desta vez utilizei – e adorei! –  tomates pelados de latinha, pois não encontrei tomates bonitos no supermercado), 4 colheres de sopa de azeite, 1 limão pequeno, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, quanto baste de sal, pimenta do reino, dendê e salsinha ou coentro. Se quiser, adicione azeitonas pretas ou verdes (melhor as pretas, mas eu só tinha verde desta vez).

Antes de tudo: tempere o peixe com o limão, o alho espremido, sal e pimenta do reino. Deixe descansando na geladeira enquanto corta os outros ingredientes. Feito isso, coloque uma colher de azeite no fundo de uma panela antiaderente ou uma travessa e comece a fazer as camadas, temperando todas as camadas com um pouco de sal, pimenta do reino e azeite: primeiro a de tomate, depois uma de batata, agora é a vez do peixe (aproveite e coloque umas folhinhas – coentro ou salsinha -, bastante azeite e não esqueça o alho que estava no tempero!), depois mais uma de batata, outra de tomate e por último a de cebola (sempre temperando!). Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio quase baixo. Depois desse tempo, deixe descansar por 5 minutinhos e sirva acompanhada de salada ou de arroz, integral ou branco.

Boa quarta-feira!

Anúncios
Esse post foi publicado em receita e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Moqueca express

  1. Oi Patrícia,
    Ótima receita de moqueca, prática, rápida e deliciosa, amei a sugestão.
    Beijo,
    Vânia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s