Berinjela com ricota temperada e tomate especial

Que calor é esse?! Só consigo pensar em receitas leves (ainda bem!). E estava com saudade de ter tempo para postar. Não tenho comido nem feito coisas muito diferentes, pois o tempo anda curto para cozinhar. Mas hoje fiz esta receita simples e saudável, tratei de fotografar para poder compartilhar com vocês.

Os ingredientes para duas pessoas foram: 1 berinjela média cortada em rodelas não muito finas, 1 tomate picado em cubos, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de manjericão picadinho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de uva passa picada – a mesma quantidade para amendoim ou amêndoas ou nozes (fiz com amendoim e amêndoas  que era o que tinha aqui), sal e pimenta do reino a gosto, 1 xícara de chá de ricota, 1/2 xícara de chá de molho de tomate pronto. Usei o Red onion & rosemary – Pasta sauce, do Jamie Oliver – que minha sogra comprou para mim no Sam’s Club e eu gostei bastante (foto).

Ok, a primeira coisa a ser feita é cortar a berinjela em rodelas e colocá-las em uma frigideira antiaderente untada com um pouquinho de azeite para dar uma grelhadinha dos dois lados. Retire-as daí e parta para a tarefa de cortar o tomate, picar o alho, manjericão, misturá-los e  temperá-los com um pouco de azeite, sal, pimenta do reino (aproveitei que tinha azeitonas em casa e também piquei algumas). Agora a ricota: ameasse com um garfo e junte a uva passa e as castanhas, misture. Tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser, coloque uma colher de sopa de creme de ricota para dar mais cremosidade. Então, a montar: em um refratário que possa ir ao forno, coloque o molho de tomate já pronto, depois as berinjelas em rodelas e um pouquinho de nada de molho por cima de cada uma delas. Coloque a ricota temperada por cima de cada uma (seja generosa) e depois o tomate. Se quiser, salpique com parmesão ralado. Regue com azeite e leve ao forno médio por 15 minutinhos.  Aí é só servir com arroz ou uma salada. 

Anúncios
Esse post foi publicado em Comfort food, receita, receita caseira e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Berinjela com ricota temperada e tomate especial

  1. Bom dia Patricia,
    Não somente um prato com lindo visual como uma deliciosa refeição leve, amei.
    Beijo,
    Vânia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s