Espaguete com shimeji e manteiga de trufas brancas

Ganhei do meu cunhado a manteiga de trufas brancas (Giuliano Tartufi – foto) e estava há tempos ensaiando para utilizá-la. Eu costumo guardar ‘para sempre’ e nunca usar coisas que gosto muito, como faz? Na verdade, fico esperando ficar tudo ‘perfeito’ para poder fazer a receita: o vinho certo para acompanhar, a temperatura lá fora, meu humor, a música, tudo! Nessas horas acredito até em astrologia e acho que é coisa do meu signo – virginiana, claro.

Desta vez tentei fazer tudo diferente e resolvi preparar o espaguete em plena segunda-feira pós-treino. Procurei na internet alguma receitinha que combinasse meus ingredientes, mas não encontrei e fui por mim. Utilizei meio pacote de espaguete italiano Barilla, 200g de shimeji branco, 1 colher de manteiga sem sal, 1 colher de manteiga trufada, sal, pimenta do reino e queijo parmesão à gosto. 

 

Para preparar não tem segredo: cozinhei a massa conforme as instruções da embalagem, e quando restavam 5 minutinhos para ficar pronta, comecei a preparar o molho: primeiro coloquei 1 colher (sopa) de manteiga de boa qualidade numa panela antiaderente, e o shimeji limpo, deixei o shimeji dar uma refogada, temperei com um pouco de sal e pimenta do reino. Quando estava macio (não é mole, é macio), coloquei meia colher de sopa (generosa) da manteiga trufada. Com a massa pronta e escorrida, juntei ao molho, corrigi sal e pimenta, desliguei o fogo e acrescentei o restante da manteiga trufada. Mexi delicadamente e deixei a panela tampada por 5 minutinhos antes de servir com queijo parmesão ralado grosso e um nada de salsinha, o que ficou ótimo!  A massa ficou exatamente como achei que fosse ficar: leve, super saborosa e perfumada! Eu e meu marido comentamos que o sabor de trufa é instigante, pois é diferente de tudo e parece que te deixa meio viciado e querendo mais. Sugiro também que utilizem mais cogumelos de outros tipos e, se quiserem mais cremoso, acrescente creme de leite fresco. Não acrescentei pois era demais para uma segunda-feira. Obrigada, Bim! Adoramos! 😉

Esse post foi publicado em Comfort food, receita e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Espaguete com shimeji e manteiga de trufas brancas

  1. Bim disse:

    Que maravilha!
    Eu que adorei te dar esse singelo presente.
    Parabéns pela criatividade. Shimeji é um dos cogumelos que mais gosto.
    A próxima tem que chamar o agregado, hahaha
    Bjos!

Deixe um comentário

