Oitava harmonização virtual entre blogs

Pela primeira vez, participamos dessa harmonização – a arte de fazer o vinho e seu acompanhamento se darem bem. Foi uma harmonização virtual, isto é, todos participantes executaram a mesma receita e tomaram o mesmo vinho. O vinho foi sugerido pelo pessoal do Le vin au blog e o prato pelo Gourmandise.

O vinho escolhido foi o Salton Desejo Merlot safra de 2005 (safra que certo pessoal dos bastidores de Bento Gonçalves creditam como a melhor safra brasileira da primeira década) e a receita foi um Ragu de Carne, especialmente temperado com canela, bacon e cebola roxa, acompanhado por uma polenta.


Sobre o vinho: De muito bom a excelente vinho, franquíssimo, nítido e relativamente fácil. Exame visual encerra reflexos bem brilhantes e tom violáceo intenso. O exame olfativo revelou a sedução sugerida pelo nome do vinho: Desejo. Os aromas primários eram bastante claros mas, por isso mesmo, não muito complexos, não se exigia muito, o que é muito bom, embora retire um pouco a graça do desafio. Para todos à mesa – Pedro, Patrícia, Gabriel e Mercedes – , o vinho se revelou muito fragrante para as frutas vermelhas e negras, especialmente amoras, framboesas e ameixas e bem equilibrado nos seus defumados, sobretudo tabaco. Para Gabriel pimentão vermelho assado. Aromas abaunilhados da reserva de tinto bastante presentes em fim de taça, mas menos presente em meia taça do que se poderia esperar.

Primeiro reconhecimento muito bom, álcool equilibrado e persistindo em seu lugar, macio e de bom corpo, mas acidez um pouco sápida; tanicidade equilibrada, certamente, mas para quem gosta de fim de boca cheia de taninos explosivos e persistentes, o vinho pode ficar devendo. Fim de boca harmônico, bastante fino com muita intensidade e persistência. Termina enxuto e está pronto para beber. Foi comprado para essa ocasião na loja que não me recordo o nome (a que fica em uma esquina, mais próxima ao Joaquina’s), da Cobal Humaitá.

A média da nossa confraria foi de 90 pontos.


Sobre o Ragu de Carne com polenta: Como se sabe, músculo é uma carne que dá muito trabalho para limpar e deixar bonitinha. Essa é a única dificuldade da receita. Pois tudo o que segue é simples de ser feito, embora exija atenção e dedicação, especialmente para a polenta e seus longos 30 minutos de cozimento (fizemos com uma polenta italiana da marca Valsugana, pois não encontramos nenhuma do tipo Bramata). O resultado, no entanto, é uma boa surpresa! Bacon, canela e a cebola roxa, com a carne extremamente macia (cozinhamos por 3h ou pouco mais), combinam com a polenta e sua textura.

92 pontos.

A harmonização: O que todos acordaram de prontidão é que o vinho se beneficiava muito com a comida, no entanto, a comida não precisava dele para ganhar sabor. Era extremamente perceptível a harmonização entre os aromas de baunilha, tabaco e frutas vermelhas do vinho com os ingredientes do ragu. Muito feliz a escolha desse prato!

Vocês podem também conferir nos blogs: Le vin au blog, Gourmandise, Espressa-mente, Enoteca, Sabor e Amusebouche, que também se inscreveram para essa harmonização.
Para esta harmonização, foi também sugerido um café (Ghini Reserva), mas como continuamos a tomar vinhos e tudo mais, acabamos não tomando o café.
Anúncios
Esse post foi publicado em harmonização, Ragu de carne, Salton Desejo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Oitava harmonização virtual entre blogs

  1. Angélica disse:

    Acabei de ler as últimas anotações de vocês e me dei conta de que faz tempo que não comentam sobre receitas…pensei…será que agora o blog será só de bebidas? fiquei triste, mas depois vi que tem esse espaço das receitas e aí fiquei feliz! PARABÉNS pelos comentários!

  2. Gourmandise disse:

    Ficamos sabendo no mercado central que a bramata está em falta no Brasil.
    abs,
    Nina Moori.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s